Por que a Alemanha é o lugar perfeito para estudar no exterior?

Recentemente, a Alemanha está se tornando um ímã para estudantes internacionais de todo o mundo. Vamos explorar algumas das razões pelas quais os alunos preferem ver o sisu resultado.

A Alemanha é um paraíso do ensino superior. Ao contrário de qualquer outro país, na Alemanha você encontrará muitas universidades classificadas em todo o mundo, inúmeros cursos para escolher, graus globalmente valorizados que prometem uma alta empregabilidade para você e custos de vida acessíveis.

Além disso, a Alemanha tem uma história longa e rica, um estilo de vida vibrante e dinâmico que mistura o moderno e o clássico, o urbano e o rural, que o imergem e fazem você amar cada segundo que passa aqui.

Não é de surpreender que a Alemanha esteja entre os principais destinos do mundo para estudantes internacionais. De acordo com as últimas estatísticas oficiais, há mais de 357.000 estudantes estrangeiros que procuram um Diploma Universitário na Alemanha.

Enquanto o número está aumentando constantemente. Todos os anos, milhares de académicos vindos de todo o mundo confiam a sua educação às universidades alemãs e as razões para isso são óbvias.

Baixa ou nenhuma taxa de matrícula

No momento em que o ensino superior está se tornando uma necessidade devido à maior necessidade de profissionais altamente qualificados e o custo de frequentar a universidade estão aumentando mais rapidamente, a Alemanha é o único destino de estudo cujas universidades não cobram propinas.

Estudar na Alemanha

Uma decisão que chegou ao poder em outubro de 2014, afirmou que todos os estudantes internacionais que frequentam uma universidade pública na Alemanha estariam livres do pagamento de propinas normais.

Os estudantes estrangeiros só terão que pagar alguns custos administrativos, como a contribuição do aluno, a taxa de união dos estudantes e um bilhete de transporte público, que representa cerca de 250 euros por semestre.

De acordo com uma pesquisa que realizamos em 2018, 35,3% dos futuros estudantes estrangeiros na Alemanha destacaram as universidades de baixa ou nenhuma taxa de matrícula como a principal razão pela qual cursariam o ensino superior na Alemanha.

Universidades de alto nível

Com base em registros oficiais em 2018, existem 429 instituições públicas de ensino superior funcionando na Alemanha, dentre as quais 106 são universidades. As universidades alemãs estão acima dos padrões globais de ensino superior.

Alguns deles têm sido consistentemente classificados entre as melhores universidades do mundo. Os estudantes valorizam essas universidades pela qualidade da educação, experiências práticas durante seus estudos, oportunidades de melhorar academicamente durante e após os estudos e, mais importante, o ambiente seguro e amigável.

Eles desfrutam desta reputação mundial graças à sua reconhecida excelência em ensino e pesquisa, construída com base em uma longa e rica tradição de ensino superior.

Além das principais universidades classificadas globalmente, existem várias outras universidades alemãs introduzidas em classificações globais todos os anos. Além de estar entre as melhores, algumas universidades alemãs são também as mais antigas da Europa.

Viaje pela Europa com um visto de estudante

Se você é um estudante europeu e quer estudar e morar na Alemanha, terá os mesmos direitos que um cidadão alemão e um cidadão da UE / EFTA em relação à entrada gratuita, a oportunidade de estudar e trabalhar sem qualquer permissão adicional.

Viaje pela Europa com um visto de estudante

Se você não é um cidadão europeu e quer estudar na Alemanha, terá que solicitar um visto. A menos que você esteja matriculado em um programa de idiomas da escola de verão, você precisará solicitar um visto de estudante que lhe permita residir na Alemanha por mais de 90 dias e também obter uma autorização de residência para se poder morar e se movimentar pelo país.

A autorização de residência também permitirá que você viaje sem visto em toda a área de Schengen, o que proporciona uma maravilhosa oportunidade de visitar os países nos quais você está interessado dentro do prazo.

Depois de receber a carta de aceitação da Universidade Alemã designada, é recomendável solicitar um visto de estudante pelo menos três meses antes da data prevista para sua partida (horário previsto para a Alemanha).

Quanto à autorização de residência, toda a sua documentação será enviada para o Departamento de Imigração da região alemã onde sua Universidade está localizada, e após cada procedimento burocrático, você receberá a permissão de residência.

Para obter o visto de estudante, no entanto, existem certos critérios que precisam ser cumpridos. Se você estiver viajando para a Europa com essa permissão, você terá que informar as autoridades designadas antes da sua partida.

Navigation