Veja perguntas sobre a patologia da fala-língua em uma clínica privada

Aqui estão algumas perguntas que muitas vezes me são feitas ao telefone ou no primeiro compromisso. Eu tentei respondê-las com o melhor de meu conhecimento, respeitando o código de ética da ordem dos audiologistas em Quebec e as regras de registro e trabalho. As perguntas estão divididas em 7 seções:

  • Registro da empresa.
  • Receita e seguro.
  • avaliação
  • Tratamento
  • Habilidades profissionais

Subscrição

Precisamos de uma recomendação de um médico? Não, você pode se referir a uma clínica de fonoaudiologia em particular. Como funciona, para se registrar em uma clínica particular? Ligue para a clínica que lhe interessa e registre-se na lista de espera. Por que a lista de espera é tão longa? Tudo depende da disponibilidade de todos: lugares durante a semana, durante as aulas / horas de trabalho são muitas vezes mais fáceis de obter.

Fonoaudiologia

Os lugares à noite e no final da semana são menos porque a demanda é mais forte. Além disso, após uma avaliação, o tratamento pode ser realizado pelo cliente. A duração do tratamento implica que o site seja usado até o final do tratamento. Dica: Ligue para qualquer lugar e deixe seu nome em várias listas de espera.

Receitas e seguros

É coberto pelo RAMQ? Não, os serviços de terapia da fala em uma clínica privada não são cobertos pelo RAMQ. Serviços públicos em CLSCs, centros de reabilitação e hospitais são, no entanto. Os serviços de patologia fonoaudiológica são oferecidos nas escolas públicas de Québec, dependendo dos recursos disponíveis.

É coberto pelo seguro? Se você tem seguro privado, uma certa quantia é geralmente coberta desde que você consulte um fonoaudiólogo que seja membro do Conselho de Fonoaudiologia de Quebec (O.O.A.Q.). Você simplesmente precisa solicitar seu seguro diretamente. Para verificar se o seu fonoaudiólogo é membro do LOSC: http://www.ooaq.qc.ca/verification-membre/index.html.

Você dá recibos de seguro? Sim, para cada pagamento, o membro fonoaudiólogo da OAO deve fornecer sistematicamente um recibo datado e o dia do serviço. Você receberá seu recibo, seu seguro, para obter seu reembolso, se houver.

Você pode alterar o nome no recibo ou na data de recebimento para cobrir o período do meu seguro? O nome no recibo deve ser o nome da pessoa que está sendo seguida em terapia da fala. A data inserida deve ser a data do serviço prestado. A falha em manter a precisão dessas informações de recebimento é uma prática ilegal.

Avaliação

A avaliação é obrigatória? Sim, de acordo com as regras do registro e do escritório, isso é obrigatório. Eu já tenho uma avaliação de outro lugar: você aceita? Todos os fonoaudiólogos que são membros do OOAQ estão sujeitos aos mesmos regulamentos e ao mesmo código de ética. Assim, independentemente do local de avaliação, o relatório de avaliação fonoaudiológica, como tal, é teoricamente válido. Pode ser, no entanto, que seu novo fonoaudiólogo, por motivos profissionais, ofereça a você o aprofundamento de certos aspectos da avaliação.

Ela irá discutir os termos com você antes de prosseguir. Tenho direito a um relatório de avaliação? Sim, um relatório de avaliação é fornecido no final de suas sessões de avaliação. O preço do relatório de avaliação e o plano de intervenção estão incluídos no preço das sessões de avaliação. No entanto, seu fonoaudiólogo tem direito a um prazo razoável de 30 dias para a redação, a partir da data da última sessão de avaliação. Por que a avaliação custa tanto?

O preço de avaliação inclui as sessões de avaliação, em si e por si, mais o tempo necessário para analisar os testes e observações clínicas, o tempo de elaboração do relatório e assim por diante. Durante uma hora de avaliação, podemos facilmente contar, em média, 2 a 4 horas de análise e redação do relatório de avaliação. Finalmente, o preço de avaliação também inclui seu plano de intervenção. O preço de avaliação inclui uma sessão de entrega de relatório? Depende das clínicas. Às vezes sim, às vezes não.

Se este for o caso, é recomendável que você agende uma sessão de consulta adicional, às suas custas, caso ainda tenha dúvidas, ou caso precise de esclarecimentos, no caso de discussões com o fonoaudiólogo, durante sua consulta. sessões de avaliação, não terão sido suficientes. É seu direito compreender completamente todo o conteúdo do seu relatório de avaliação. Qual é o propósito de um relatório de avaliação?

O Relatório de Avaliação é um documento oficial escrito por um fonoaudiólogo credenciado que analisa o perfil do seu filho e determina se há ou não um distúrbio no desenvolvimento da linguagem oral / comunicação e / ou palavra. A conclusão da fala-linguagem é seguida por recomendações que podem incluir, por exemplo, a continuação de avaliações complementares em outras áreas do desenvolvimento do seu filho, matrícula do seu filho para serviços em um centro de reabilitação. etc. Como é um relatório de avaliação? Este é um documento de várias páginas.

No início, encontramos apenas os instrumentos de avaliação e os elementos do histórico do caso relevantes para o campo da fonoterapia. Então, parágrafos diferentes seguem um ao outro. Por exemplo, para a linguagem oral, podemos encontrar diferentes seções sobre os pré-requisitos para comunicação, compreensão da linguagem, uso da linguagem, fala, vocabulário, frases, sons, músculos orofaciais e fala. articulação.

Para a linguagem escrita, poderia encontrar uma seção sobre consciência metafonológica e seções sobre a velocidade de leitura, precisão e compreensão da leitura, escrita, ortografia e composição. O relatório também deve incluir uma conclusão e recomendações. Em seguida, em um documento separado, você deve receber um plano de intervenção.

Tratamento

Vou precisar de quantas sessões? Tudo depende de como a clínica funciona, suas necessidades, as necessidades do seu filho, a natureza e a gravidade do transtorno, e assim por diante. Então, há muitos fatores que entram em jogo, mas uma dúzia de sessões pode ser necessária antes que mudanças reais possam ser vistas. A fonoaudiologia é o domínio dos processos cognitivos, por isso não é uma pílula de ação rápida! Paciência, confiança e envolvimento dos pais e da escola contribuem grandemente para o cuidado eficaz.

Habilidades profissionais

Você é especialista com esse tipo de cliente? Os fonoaudiólogos membros da Ordem dos Fonoaudiólogos de Quebec devem manter-se atualizados em seu campo de prática e estão sujeitos a inspeções profissionais regulares, com requisitos específicos para educação continuada. Então, juntamente com o conhecimento teórico, nada supera a experiência prática, a mentalidade aberta e a humildade, para acumular habilidades profissionais ao longo da carreira.

Fonoaudiologia

Podemos ter experiência e conhecimento, cada caso é único. Finalmente, se necessário, seu fonoaudiólogo pode consultar um mentor, ou encaminhá-lo a um terceiro, se ela acreditar que seu caso excede os limites de suas habilidades.

Navigation