Confira como é ser um professor em uma escola de ensino publico

Mas também todo professor pode começar pequeno – em suas próprias lições. De vez em quando, ouço dizer que os colegas afirmam que as horas não planejadas costumam ser as melhores. Para mim sempre soa como uma desculpa.

Não, você nem sempre pode estar perfeitamente preparado. É uma falha sistemática que os professores têm muito pouco tempo para se preparar para boas lições. Mas perder o planejamento não é algo para flertar.

Porque boas lições devem ser bem preparadas. O tempo para investir na preparação da aula, nós somos os alunos culpados. Eu tenho o tempo dos estudantes. Para mim, isso implica a responsabilidade de fazer as lições da melhor forma possível à luz das condições básicas.

Cada professor tem a oportunidade de tornar a escola um pouco melhor em cada lição individual: formatos de tarefas abertas que criam espaço para a aprendizagem e a criatividade dos alunos. Formas sociais variadas que permitem cooperação e troca. Referências à realidade de vida dos alunos, que tornam o significado do material mais transparente.

Eu não quero parar de me irritar se uma hora não estiver indo bem. Eu não quero parar de trabalhar em mim, nas minhas aulas e na minha escola. Porque isso significaria que eu não me importo com o que faço e com quem trabalho. Parte de uma boa vida de professor é a vontade de fazer o seu trabalho da melhor forma possível – não importa quais sejam as condições externas.

Mude sua própria escola

Infelizmente, é improvável que os parâmetros relevantes do sistema escolar mudem nos próximos anos. Por isso, é ainda mais importante começar a trabalhar para melhorar a sua situação na sua própria escola. Mesmo sob as condições do atual sistema escolar, mudanças e inovações são possíveis.

Alunos

Mesmo que o desenvolvimento da escola seja um empreendimento complexo sob as rígidas condições de enquadramento, toda escola tem muita margem de manobra. Para explorá-las, algumas vezes é necessário assumir riscos e resistir à frustração, porque nem tudo será bem-sucedido.

Também está claro que nem todo professor tem tempo ou habilidades para participar do desenvolvimento escolar. Mas os professores que estão ativos aqui já são ajudados quando o resto da faculdade acompanha seu trabalho com simpatia.

Isso não significa que toda ideia deva ser aceita sem crítica. Para todos os educadores, no entanto, é importante estar aberto a novas idéias – mesmo que mudança sempre signifique trabalho. Acima de tudo, os meios digitais podem contribuir decisivamente para mudar as escolas no interesse dos alunos.

É previsível que o dinheiro esteja disponível nos próximos anos. É importante que os professores se envolvam na formação da educação em um ambiente digital.

Envolver os alunos

Se você levá-los a sério, os alunos podem ser os aliados mais fortes para uma mudança no sistema escolar. O pré-requisito é levar os jovens a bordo. Minha experiência não é suficiente para sinalizar a disponibilidade para participar.

Quadro

Muitas vezes, os alunos não estão acostumados a suas opiniões serem levadas a sério. Por essa razão, eles estão relutantes em contribuir: “Eu não posso mudar nada”. É ainda mais importante promover a participação dos estudantes. As leis escolares já fornecem poderes relativamente grandes para os representantes dos estudantes.

Ativar os jovens, dando-lhes o direito de participar da lista de espera sisu 2019, mostrando-lhes a sua margem de manobra, pode ajudar a mudar as escolas positivamente. Também na participação do aluno pode começar em um pequeno – por exemplo, por feedback do aluno regular.

Trocar e formar redes

Seja uma única aula ou um conceito completo de mídia – exemplos de melhores práticas podem ser semelhantes a faróis. Eles são evidências de que o aprendizado é possível de uma maneira diferente. É ainda mais importante transmitir boas ideias: nem todo mundo tem que reinventar a roda.

Em parte por razões sistemáticas, muitos professores ainda são lutadores solitários. O trabalho em equipe não apenas alivia, mas também melhora a qualidade da lição: Juntos, um tem ideias melhores e corrige erros de planejamento e pensamento mais rápidos.

Pesquisas também mostram que os professores que cooperam são mais felizes. E mesmo no caso de problemas, você pode apoiar uns aos outros – por exemplo, através de sessões de tutoria mútua ou aconselhamento de casos colegiados.

Navigation